quinta-feira, dezembro 30, 2010

Aventure-se na Quarta Colônia RS

A Quarta Colônia Imperial de Imigração Italiana, é a quarta área onde foram distribuídas terras para os italianos que imigraram, no final do século passado, para o Estado do Rio Grande do Sul. A Quarta Colônia foi criada em 1877 e recebeu o nome de Silveira Martins, em homenagem ao senador gaúcho Gaspar Silveira Martins, político que defendia a imigração. O local escolhido, distante dos demais núcleos de imigração italiana, era composto por terras devolutas situadas na região central, na Serra de São Martinho, que faz parte da Serra GeralFormada por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins. A região encanta pelos traços vivos das tradições, da cultura e das montanhas verdejantes.



Silveira Martins, sede colonial, uma área de uns 200km², passou a fazer parte como o 4º Distrito de Santa Maria. Depois de 111 anos, em 1988, Silveira Martins conseguiu a sua emancipação política de Santa Maria. Com uma área geográfica de 120km², uma população de 2.479 habitantes e tem a sua economia centrada na produção primária e no turismo, em especial gastronomia.






Essa região possui uma grande diversidade de espécies vegetais e animais. São nestas matas que cobrem as serras emoldurando campos, plantações e cidades, que está o grande patrimônio da Quarta Colônia. Percorrer os vales, trilhas, arroios e rios, banhar-se nas cascatas são vivências únicas onde a natureza é muito mais que um cenário, é vida. Na Quarta Colônia pode realizar as mais diversas trilhas como a da Piruva em Ivorá; a trilha do Diácono e as trilhas de Vale Vêneto em São João do Polêsine, inseridas numa grande extensão de mata nativa onde são preservados bugios e aves de várias espécies; a trilha do Xaxim em Silveira Martins com deliciosos banhos de cachoeira; a trilha do Chuvisco em Agudo, que pode se realizada também à cavalo, entre outras. 
Antes de chegar a Silveira Martins, visitei a linda Cidade de Santa Maria.


Santa Maria-Rs figura entre os principais centros acadêmicos do país, sendo reconhecida nacionalmente por criar a primeira universidade pública do interior do Brasil, a UFSM Universidade Federal de Santa Maria. Centro de conhecimento e inovação, devido à presença de sete instituições de ensino superiores, além de rede de ensino fundamental e médio e de curso técnico. Rodeada pelas bordas do Planalto Brasileiro, os distritos santa-marienses são expressivos cenários, próprios para a realização de atividades de turismo no meio rural; atrativos culturais e históricos e a exuberância do patrimônio paleontológico.
Turismo de Aventura -Santa Maria-RS



Como são precárias as condições de hospedagem na Quarta Colônia, estabeleça sua base em Santa Maria, onde existem hotéis muito bons.
Quarta Colônia
Por Terra:
ESCALADAS
CAMINHADAS- TREKKING – TRILHAS ECOLÓGICAS
RAPEL
CASCADE
CANIONISMO
CAVALGADA
CICLOTURISMO
FORA DA ESSTRADA
OBSERVAÇÃO DE VIDA SILVESTRE
Por Ar:
PARAGLAIDER
BALONISMO
Por Água:
RAFTING
CANOAGEM
DUCK
MERGULHO
WATER TREKKING.

O passado abre suas portas para Criativa Turismo

Dos 550 engenhos mapeados na área do Suape, 40% estão reduzidos a vestígios arqueológicos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Pa...